top of page
Buscar

Entenda quais são as Despesas Fixas e Variáveis de seu MEI

  • Foto do escritor: Marcos Antonio
    Marcos Antonio
  • 12 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura



O que são despesas de uma empresa?


De maneira simplificada, as despesas ou custos de uma empresa representam todos os gastos administrativos e de produção do seu negócio. Como alguns exemplos temos:

  • Compra de insumos e matéria-prima para a produção

  • Aluguel;

  • Manutenção do estabelecimento;

  • Água;

  • Luz;

  • Telefone/Internet;

  • Recursos utilizados para a contabilidade;

  • Marketing;

  • Funcionário (salário e horas extras).

Após identificar esses gastos, é importante dividi-los entre despesas fixas e despesas variáveis.




O que são despesas fixas?


As despesas fixas são os gastos que você possui independente da fabricação do seu produto ou serviço. Elas são previsíveis e estão presentes no seu caixa mesmo quando as vendas diminuírem ou deixarem de ser realizadas.

Como principais exemplos podemos citar o aluguel e manutenção do estabelecimento, água, luz, telefone e internet, parcela de financiamentos e empréstimos, DAS, salário do funcionário, entre outros.

Se você ainda não sabe quais são as despesas fixas da sua MEI, uma dica é reunir as contas pagas dos últimos meses e identificar quais foram os gastos recorrentes, ou seja, aqueles que estiveram presentes em todo o período analisado.


O que são despesas variáveis?


As despesas variáveis, por sua vez, correspondem aos gastos proporcionais e que variam de acordo com o volume de produção da empresa.

Se o funcionário precisou fazer horas extras devido às demandas de pedidos, os gastos com marketing que você realizou para divulgar o produto ou serviço, o valor pago para o contador da sua MEI, o pagamento de fornecedores para compra de matéria-prima e insumos, o valor desembolsado com combustível para possíveis deslocamentos e entregas, entre outros, são algumas das principais despesas variáveis de uma MEI.

Vale ressaltar que as despesas variáveis podem ser reduzidas ou mais bem organizadas durante a gestão do negócio. Aliás, se o planejamento for bem estruturado, pode fazer uma boa diferença nas contas da empresa.


 
 
 

Comments


Commenting has been turned off.
Post: Blog2_Post

RN Contabilidade©

044820 CRC/SC

(48)99804-0914

bottom of page